sexta-feira, 14 de agosto de 2009

No exílio, proiba-se comparar

Quando você parte em exílio auto-permitido e auto-proclamado, não se pode comparar o destino para onde se vai com o porto que ficou para trás. Proiba-se. Se você se permitir, arrisca-se a não enxergar as belezas dos arredores presentes e cair na pieguice de um ser com saudadite aguda. Entrará em mode Gonçalves Dias, achando que as palmeiras daqui não são como as de lá. Não são, nunca serão e não devem ter a pretensão de ser.

Quando se sofre de saudadite, você entra em comparações baratas: "ah, aqui tenho que cobrir minha bunda com uma fralda de nadar; que saudades do meu biquininho tropicaliente". Esquece-se de que depois dos 30 anos e muitas colheres de sorvete mais tarde, é melhor mesmo ter um biquíni que lhe cubra as polpas. Não caia na tentação de dizer que lá você pode tomar cerveja no meio da rua, enquanto no lado de cá só em propriedade privada. Poliane-se: aqui as opções de cervejas são infinitas, ainda que não sejam tão estupidamente geladas. Lembre-se que os amigos de verdade são eternos e que qualquer amizade, ainda que passageira, deixa a lembrança de um encontro imortal. Nada morre enquanto as memórias ainda vivem.

Desprenda-se. Aprenda a fazer cupcakes -- nunca se sabe se um dia você precisará alimentar um exército de famintos. Deixe o cabelo crescer se ele ficou curto durante tanto tempo. Volte à era bush se se depilar a cada 20 dias ficou tão mais caro (hmmm, pensando bem, pule este opção e ache uma maneira de fazer dinheiro). Escute canções bregas cantadas em espanhol e aprenda rima a rima, letra a letra -- você pode ser a sensação do próximo karaokê quando voltar à civilização culta e antenada. Enfim, quando você se exilar, deixe encarnar nas suas tripas o espírito do lugar. Não exorcize-o: louve-o. Não se esqueça de onde veio, nem por que partiu, mas abrace o novo e recicle o velho. Mas não permita Deus que morra sem que volte, ao menos uma vez, para lá.

5 comentários:

  1. Oi, Julizinha

    Comecei a ler seu blog. Estou adorando. Sua mãe já está por aí? beijos para as duas.
    Irene

    ResponderExcluir
  2. Escreva. Escreva. Escreva. Belíssimo! Aprenda cupcakes, carrot cakes, e curta as facilidades da vida gringa. Relaxa e goza, amiga!

    ResponderExcluir
  3. '' Os ventos que αs vezes tirαm algo que αmαmos são os mesmos que trαzem αlgo que αprendemos α αmαr... Por isso não devemos chorαr pelo que nos foi tirado e sim, αprender α αmαr o que nos foi dαdo, pois tudo aquilo que é reαlmente nosso não se vαi pαrα sempre...''
    É por isso que concordo plenamente com vc! Os amigos de verdade são eternos... basta ter memória!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ju,
    Tás escrevendo lindamente. Estou amando teu blog.
    Beijos do
    CHICO

    ResponderExcluir

Eu adoro um comentário sobre as minhas coisices. Escreve, escreve!