segunda-feira, 20 de julho de 2009

Resuminho basico sobre Laredo (e uma certa semelhanca com minha cidade natal)

Resuminho basico para contextualizar meus leitores sobre Laredo, Texas. Descobri que, pelo menos estatisticamente, nao eh tao fim de mundo assim.



Segunda cidade que mais cresce nos EUA, atras apenas de Las Vegas, Laredo tem aproximadamente 218.000 habitantes e localiza-se na fronteira com o Mexico. Para os padroes americanos, eh uma cidade grande. Fundada em 1755, sob dominio espanhol, sua area metropolitana hoje inclui Nuevo Laredo, a irma mexicana do outro lado do Rio Grande. Juntas totalizam 734.000 habitantes. Sua principal fonte de renda eh o intenso intercambio com o Mexico, sendo considerado o maior porto em terra localizado nos Estados Unidos e a 4a cidade no ranking de volume de comercio, atras apenas de Nova Iorque, Los Angelos e Detroit.


Mais informacoes no site da cidade.


Tenho observado varias semelhancas com minha cidade natal Petrolina, Pernambuco. A comecar pelo clima semi-arido, a vegetacao seca e amarronzada, salpicada de algarobas e cactus, que esverdeja rapidamente com qualquer pingo de chuva. Em seguida, o fato de ser uma cidade fronteirica, com um enorme rio a atravessar seu coracao -- ainda que, infelizmente, nao de para tomar banho nas aguas do Rio Grande (escolha morrer de infeccao causada por poluicao ou por um tiro disparado pela patrulha da fronteira!). A vocacao para o comercio, o aeroporto internacional, a enorme quantidade de novos bairros e condominios surgindo por todos os lados, a limitacao de atividades artistico-culturais...mas nada que me faca sentir em casa (sim, apesar da alma de viajante e de ja ter saido de la ha mais de 15 anos, Petrolina eh minha raiz mais forte) . Por enquanto, sou mera observadora, alheia a tudo e a (praticamente) todos, em processo de absorver o caldo que todo lugar tem, com um certo cuidado para nao pre-julgar. Dificil tarefa, mas nunca eh tarde para aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu adoro um comentário sobre as minhas coisices. Escreve, escreve!