sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Nadando sigo, entre margens

Foto: 1000dias.com

Sou fã de histórias de amor. Histórias de amores possíveis e impossíveis. Histórias de amores que começam com arroubos avassaladores de paixão ou que gradualmente afloram da leveza das amizades. Vive-se para amar e somente um cínico poderia discordar desta verdade.  E assim chego hoje, humilde, aceitando que a minha história de amor acabou.

Desnecessário descrever (ou seria necessário?) a dor do processo no qual, durante muito tempo, a alimentação diária foi um coquetel Molotov de toxinas emocionais enfiadas com agulha na veia.E ainda que meu coração tenha mais cicatrizes que as costas de Frida Khalo eu continuo a confiar nas virtudes provenientes das histórias de amor. A próxima dela sendo uma história de amor-próprio: eu amando e perdoando cada pedaço das minhas imperfeições e aceitando as escolhas que fiz na minha vida.

Pois acredite, existe um grande presente proveniente da dor do fim das histórias de amor: uma gigantesca capacidade de transformação mental e espiritual com uma bússola apontando para um estado sereno de plenitude.  A duração do processo depende da capacidade de adaptação ao novo. Divórcio é um troço que chacoalha as entranhas mitocondriais do espírito. Veneno, mas também antídoto.  E a hora agora é de colocar a vida na balança, pois o momento invoca muitos “res”: re-pensar, re-organizar, re-começar. Abraçar a vida como um rio que flui mas que também tem margens delimitadas. Do lado de lá o passado. Do lado de cá o presente em confluência com o futuro. Uma vida de possibilidades onde talvez a mais relevante delas seja viver a vida que se quis viver, olhando para trás apenas para buscar forças nos pilares que lhe impulsionam para cima: família, amigos, Deus. Momento de buscar o divino dentro de si, lavar as feridas, se ver completamente nua, baixar a guarda, preencher os espaços vazios com esperança.

Abraço, pois, a fronteira do lado de cá, onde reaprendo com os erros, onde perdôo quem me magoou e as mágoas que causei -  aos outros e a mim. O processo inclui episódios de uma vida inteira e vai muito além do casamento dissolvido. Na fronteira do lado de cá eu celebro as bênçãos recebidas durante  os anos em que estive casada e honro o homem com quem um dia eu quis dividir o resto da minha vida. Me encho de gratidão – e olha, pode espalhar por aí que gratidão é um negócio contagiante, correntes elétricas de um prazer inexplicável. Agradecer pela dor não é querer sofrer, mas saber honrar as provações da vida como mestres. Alquimia: botar o negativo num tubo de ensaio e fazer sintetizar um raio de luz dourada do outro lado.

Estou em processo de trânsito. Já pulei do alto da margem do lado de lá e agora nado nas águas caudalosas do rio em direção ao outro lado. Em direção ao meu norte pessoal. Tenho esbarrado em pedras, me hipnotizado com o canto das sereias e pego carona em cardumes de peixes prateados jamais vistos. Me encanto e me assusto com a jornada, mas vejo os contornos da margem nova que se aproxima. A vista a quilômetros de distância já anuncia paisagens vislumbrantes, ainda que desconhecidas. É necessário seguir nadando.

7 comentários:

  1. Agora sim, acabei de ler! Estamos juntas nessa, comadre, cada uma com seu rio. Te mando um e-mail em breve, semana que vem. Várias descobertas interessantes. :)
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Embora as nossas histórias sejam distintas, com peculiaridades específicas de tempo, modo, lugar... eu compreendo o seu texto de forma visceral e pude me sentir nadando com você.
    Sei que a dor é tão grande, que às vezes até experimentamos a dor fantasma, de quem perdeu um membro do corpo. Mas a delícia de se reconstruir compensa tudo.
    Vamos curtir o mergulho, Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mergulhemos pois, Geninha! Tanta coisa pra descobrir neste mundo novo!

      Excluir
  3. Que perspectiva linda e saudavel! Parabéns para você Juliana, que segue nadando no rio das experiências, dos erros, de aprendizagem, da vida!!!
    Não vejo a hora de estarmos juntas e botar o papo em dia!! beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igualmente, Lee Cidada Instigada :-) Nao vejo a hora de reve-la. Obrigada pelo carinho e pela torcida, sempre!

      Excluir
  4. Ju, vc sabe que sou sua fã... É incrível como vc consegue fazer poesia até de momentos difíceis como esse. Sua liberdade de expressão é encantadora e genuína!
    Querida, nade como nunca antes e navegue para o seu eu com a certeza de que será surpreendida quando menos esperar!
    Torço por vc e pela sua felicidade!!! Não vejo a hora de vc mergulhar na escritora maravilhosa que é e ganhar o mundo com seus livros, contos, seja lá o que for! Bjo grande

    ResponderExcluir
  5. Ju, O mais incrível em vc é a força e coragem para enfrentar os " res" que a vida impõe. Continue nadando em busca do seu verdadeiro eu e do que te fascina! Mergulhe fundo... poucos tem essa capacidade, e vc tem!!! Bjooo

    ResponderExcluir

Eu adoro um comentário sobre as minhas coisices. Escreve, escreve!